Varejo capixaba se mantém estável em julho
O destaque vai para o setor de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” que registrou um crescimento de 40%
O comércio varejista do Espírito Santo manteve-se estável na transição de junho para julho, registrando uma leve retração de -0,4%, de acordo com o relatório Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgado pelo Connect Fecomércio-ES na última terça-feira (17), com base nos dados do IBGE.O comércio ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, apresentou uma retração de -1,1%. Por outro lado, no comparativo anual, houve crescimento de 2,4%.
Apesar da estabilidade em julho, alguns segmentos do comércio varejista capixaba sedestacaram positivamente. O setor de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” registrou um aumento expressivo de 40%, sendo o principal destaquedo mês. Produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também mostraram crescimento significativo, com alta de 25,2%. O segmento de móveis e eletrodomésticos apresentou expansão pelo quarto mês consecutivo, encerrando julho com um avanço de 9%. Livros, jornais, revistas e papelaria, que vinham de três meses de quedas, também mostraram recuperação, com crescimento de 9,5%.
No comércio ampliado o segmento de veículos, motocicletas, partes e peças manteve-se em expansão, fechando o período com crescimento de 14,2%. O segmento de material de construção, após seis meses de queda, também registrou recuperação com um aumento de 10,6%.
Análise geral
Embora alguns setores tenham apresentado retração, o desempenho positivo de segmentos específicos sugere uma recuperação gradual e resiliente do comércio capixaba, alinhada ao cenário nacional, que também enfrenta desafios inflacionários e oscilações no poder de compra dos consumidores.
Cenário nacional
No cenário nacional, o comércio varejista apresentou leve crescimento de 0,6%de junho para julho, enquanto o comércio ampliado cresceu 0,1%. No comparativo anual, o varejo brasileiro cresceu 4,4%, e o comércio ampliado registrou aumento de 7,2%.
Confira o relatório completo aqui
Autor:Thalis Manhães – Produtor de Conteúdo do Connect Fecomércio-ES