Índice de confiança dos empresários do comércio capixaba é o maior do Sudeste
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo alcançou 115,5 pontos em dezembro, destacando-se como o maior do Sudeste e acima da média brasileira (112,4). Em comparação com dezembro de 2023, houve um crescimento de 1,6%, impulsionado pelas boas expectativas em relação à economia e às vendas. Apesar disso, o índice registrou uma leve queda de 0,5% em relação a novembro, após três meses consecutivos de alta.
A coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explicou que a retração reflete ajustes sazonais e oscilações econômicas. Mesmo assim, a queda no Espírito Santo foi menor que a média nacional (-1,0%) e as registradas em São Paulo (-1,1%) e Rio de Janeiro (-1,8%). Minas Gerais foi o único estado do Sudeste a apresentar crescimento (0,3%) no período.
O subíndice de Expectativas futuras alcançou 145,8 pontos, com crescimento de 1,2% na comparação mensal e 6,4% em relação ao ano anterior, evidenciando otimismo em relação ao médio e longo prazo. Esse cenário é sustentado pela baixa taxa de desemprego no estado (4,1%) e pelo crescimento de 10% na renda média dos trabalhadores em 12 meses, fatores que fortaleceram o consumo das famílias.
Por outro lado, os subíndices de Condições atuais e Intenções de investimento registraram queda, indicando cautela dos empresários devido ao alto custo do crédito e incertezas econômicas. Apesar desses desafios, o Espírito Santo deve encerrar 2024 com crescimento econômico de 4,8%, acima da média nacional. Segundo Ana Carolina Júlio, a resiliência do setor comercial, somada ao controle da inflação e ao fortalecimento do consumo, sustenta o otimismo dos empresários e projeta um cenário promissor para o estado.
Para conferir a notícia completa clique aqui.
Para conferir o relatório completo clique aqui.
Texto: C2 Press