Comércio de varejo capixaba cresce 7,8 vezes mais que a média nacional

A imagem mostra uma loja de vestuário

Em outubro, o comércio varejista do Espírito Santo cresceu 3,1% em relação a setembro, apresentando o segundo melhor desempenho do país. Esse crescimento foi 7,8 vezes maior que a média nacional (0,4%) e 4,4 vezes superior à média do Sudeste (0,7%). Em comparação com outubro de 2023, o volume de vendas aumentou 12%, destacando-se o impacto positivo do Dia das Crianças. O Espírito Santo ficou em quarto lugar no ranking nacional de desempenho mensal, enquanto o Brasil cresceu 6,5% e o Sudeste, 3,1%.

A receita nominal do varejo capixaba em outubro foi estimada em R$ 6,99 bilhões, superando a previsão inicial de R$ 6,68 bilhões. Datas comemorativas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia das Crianças, foram fundamentais para impulsionar as vendas, reforçando a importância estratégica desses períodos para o setor. Os segmentos que lideraram o crescimento em outubro foram Tecidos, vestuários e calçados (23,7%), Artigos farmacêuticos e cosméticos (23,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,5%).

O crescimento no varejo reflete a redução do desemprego, aumento da renda e queda na inadimplência no estado, fatores que aumentaram o consumo das famílias. O comércio ampliado também teve resultados positivos, com um crescimento mensal de 0,3%. Em relação a outubro de 2023, destacaram-se os segmentos de Veículos, motocicletas, partes e peças (14,1%) e Material de construção (13,2%), reforçando o impacto positivo do ambiente econômico local no desempenho do setor.

Para conferir a notícia completa clique aqui.

Para conferir o relatório completo clique aqui.

Texto: C2 Press