Serviços de transportes e correio capixaba têm maior crescimento anual do Brasil

A imagem mostra um caminhão vermelho de transporte em uma rodovia

O setor de transportes no Espírito Santo lidera o crescimento nacional no acumulado de janeiro a outubro de 2024, com um aumento de 9,7%. Em outubro, o crescimento foi de 16,9% em relação ao mesmo mês de 2023, ficando em segundo lugar nacional, atrás apenas de Santa Catarina (20,2%). O setor de serviços em geral no estado também registrou avanços, com um aumento de 10,7% em outubro e de 6,4% no acumulado do ano, valores superiores às médias nacionais, que foram de 6,3% e 3,2%, respectivamente.

As análises, realizadas pelo Connect Fecomércio-ES com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, destacam o segmento de transportes, serviços auxiliares e correios, com crescimento de 16,9% em outubro. Esse resultado reflete a importância do Espírito Santo como polo logístico nacional, impulsionado por demandas crescentes de movimentação de cargas, operações logísticas e serviços postais.

Além disso, o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares teve um aumento de 10% no mesmo período, superando a média nacional de 7,4%. Esse avanço está associado à maior demanda por suporte técnico e administrativo, expansão de negócios e digitalização no estado.

A coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, ressaltou que a expansão do setor de transportes impacta positivamente outros segmentos, como comércio, logística e infraestrutura, promovendo investimentos, geração de empregos e redução de custos logísticos.

Para conferir a notícia completa clique aqui.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada aqui.

Texto: C2 Press