Famílias capixabas fecham 2024 mais dispostas a consumir
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Espírito Santo alcançou 111,1 pontos em dezembro, um dos níveis mais altos desde 2014, indicando um grau de satisfação e maior disposição para consumo. Os subíndices Disposição para consumo e Momento para compra de bens duráveis registraram crescimento, reforçando o otimismo para o varejo neste período. A disposição das famílias chegou a 100,1 pontos (+3,6%), sinalizando confiança financeira, impulsionada por um mercado de trabalho aquecido (taxa de desemprego de 4,1%), aumento de 11% na renda anual e melhores condições de crédito.
O subíndice Momento para compra de bens duráveis subiu 10,59%, atingindo 83,6 pontos, refletindo uma percepção mais favorável para aquisições de itens como eletrodomésticos. Já a Perspectiva de consumo cresceu 4,27%, indicando expectativas positivas para os próximos meses. O aumento do consumo pode beneficiar produtos de maior valor agregado, com destaque para varejistas que oferecem condições de pagamento mais atrativas.
Quanto à renda, o ICF de famílias que ganham até 10 salários mínimos apresentou leve retração (-0,21%), enquanto famílias de maior renda registraram alta de 1,23%, chegando a 118,2 pontos. Esses dados reforçam o cenário positivo para o comércio capixaba, com projeções de crescimento nas vendas de fim de ano.
Para conferir a notícia completa clique aqui.
Para conferir o relatório completo clique aqui.
Texto: C2 Press