Setor de saúde lidera crescimento na criação de empregos formais entre os serviços prestados no estado

O setor de saúde liderou a geração de empregos formais entre os serviços no Espírito Santo em junho, registrando saldo positivo de 216 vagas, com 2.324 admissões e 2.108 desligamentos, totalizando 60.544 vínculos ativos. O crescimento de 5,2% superou a média geral dos serviços, que avançou 2,9%. O destaque foi para as atividades hospitalares, responsáveis por 163 novas vagas (75% do saldo), que também concentram o maior estoque do setor, com 36.158 postos. Outras áreas em expansão foram apoio à gestão de saúde (22), atividades de profissionais da saúde exceto médicos e dentistas (18), serviços ambulatoriais (12) e remoção de pacientes (12).
Cidades do interior, como Cachoeiro de Itapemirim, tiveram forte contribuição, liderando com 92 vagas, seguidas por Guarapari (37) e Vitória (36), o que indica descentralização do mercado de trabalho e fortalecimento de polos regionais. O perfil das contratações mostrou predominância feminina (186 vagas) e concentração em profissionais com ensino médio completo (88 vagas), especialmente em funções técnicas e administrativas, além de 49 contratações de nível superior, como enfermeiros e fisioterapeutas.
A faixa etária de 18 a 24 anos foi a mais beneficiada, com 197 contratações, reforçada por 60 vagas para jovens de até 17 anos, incluindo 50 aprendizes. Segundo o Connect Fecomércio-ES, os resultados confirmam a relevância econômica e social da saúde, que segue adaptando-se às demandas, investindo em tecnologia e ampliando a empregabilidade, sobretudo entre jovens e mulheres, consolidando-se como motor do setor de serviços no estado.
Para conferir a matéria completa clique aqui.
Para conferir o relatório completo clique aqui.